Pesquisar no blog

domingo, 15 de maio de 2011

Dor nas Costas

Outro dia um paciente me perguntou se eu sabia quantas vezes por dia falo "coluna". De fato eu não sei, nunca contei, mas são inúmeras vezes e isso se dá ao grande número de pessoas que sentem algum incômodo na coluna. Você sabia que estima-se que 65% a 80% da população mundial desenvolverá alguma enfermidade na coluna? E o que fazer para ficarmos fora desta estimativa?

A primeira coisa que você deve observar é a sua postura, quando você está em frente ao computador, dirigindo, ao sentar no sofá, ao andar e até mesmo como você dorme. Posturas erradas e movimentos inadequados geram dores na coluna e desgates nas articulações e ainda degeneração dos discos (protusão dos discos ou hérnia) e oteófitos (bicos de papagaio), os quais comprimem os nervos causando dores terríveis.
O que deve ser feito são tratamentos especifícos como a Reeducação Postural Global (RPG), onde durante a sessão o corpo é alongado para melhora da flexibilidade e diminuição da dor. Existe também o método Pilates que vem se mostrando muito eficaz no tratamento da coluna. As sessões/aulas de Pilates trabalhamos principalmente o alongamento e ganho de força muscular para estes casos o que leva a uma melhora da postura e sem dúvida diminuição da dor.